Associação Mulher Unimed – AMU

Com os olhos voltados para a possibilidade de uma sociedade mais justa e inclusiva, sensibilizando e desmistificando ideias preconceituosas quando à deficiência visual, a Associação Mulher Unimed da Baixa Mogiana, surgiu em 08 de março de 1999, com sede na cidade de Mogi Guaçu (SP), para oferecer ás pessoas cegas e/ou com baixa visão a oportunidade de vivenciar experiências diversificadas, buscando desenvolver suas potencialidades e autoestima sempre buscando a autonomia da pessoa com deficiência.  

Sendo uma entidade ligada diretamente a política de Assistência Social, a AMU adequou-se a Resolução 109/09 e, deste então, vem prestando Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade Para

A AMU presta serviço de Assistência Social como instrumento de proteção social às crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. Visa à garantia de vida e prevenção de incidência de riscos, em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS); com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e demais leis de âmbito social. Sempre buscando a inclusão e/ou reinclusão social da pessoa com deficiência visual e/ou baixa visão além de sua autonomia e emancipação, fortalecendo assim o convívio familiar e comunitário.

A Associação Mulher Unimed Regional da Baixa Mogiana, tem por objetivo prestar serviço de assistência social às pessoas com deficiência visual e/ou com baixa visão e suas famílias, fortalecendo o cuidador e reduzindo, dessa forma, o risco de institucionalização, promovendo a integração da pessoa com deficiência visual sempre que possível, bem como nos meios de praticas de esportes, cultura, lazer e recreação;

A AMU tem como parceiros a Unimed regional da Baixa Mogiana e seus médicos cooperados.

Sede da AMU:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereço: Rua São José, 105 – Centro

Telefone: (19) 3362-4085

E-mail: mulherunimed@unimedbxm.coop.br

 

Missão

Promover a inclusão social, educacional, moral e profissional das pessoas com deficiência visual.

 

Visão

Aumentar a visibilidade da responsabilidade social do Sistema Unimed, como empresa cidadã, através do Programa Vida Iluminada, e do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e Suas Família, atuando em rede na prevenção da deficiência visual e desenvolvimento das potencialidades das pessoas cegas e com baixa visão.

 

Projetos

Programa Vida Iluminada

O programa atende deficientes visuais e seus familiares através de atividades assistidas que visam a promoção de ações que levem a inclusão social e ao desenvolvimento global do deficiente visual, sua integração na comunidade em que vive e sua inserção no mercado de trabalho.

Como proposta pedagógica, através das oficinas socioeducativas, a AMU oferece ao deficiente e sua família o suporte para o enfrentamento dos desafios cotidianos, buscando sempre o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, na perspectiva de que a família permaneça unida e com sentimento de pertença, evitando seu esfacelamento e possível institucionalização da pessoa com deficiência.

Sua clientela é enfatizada na reflexão sobre direitos e deveres da pessoa com deficiência, no aprimoramento pessoal e na autonomia.

 A entidade quer que seus assistidos consigam desenvolver e resgatar a autonomia para realizar as atividades da vida diária e conviver bem com seus familiares.

A AMU realiza atendimentos especializados às pessoas com cegueira e baixa visão, incluindo: psicoterapia, apoio pedagógico, Orientação e Mobilidade (OM), Atividades da Vida Autônoma (AVA); consultas oftalmológicas, aulas de informática especializada e aulas de Braille. A Associação também promove atividades culturais, como a participação do Coral Vida Iluminada no projeto “Música nos Hospitais”, em visitas semanais às instituições de saúde da Região e a peça teatral Vila do SóCego, escrita e dirigida por um deficiente visual assistido pela AMU.

 

Diretoria

Presidente: Maria Inês de Moura Nohra

Vice: Aparecida Arantes Vilela Souza

Diretoria Financeira: Jucimara Costa Ferreira

Diretoria de Educação e Artes Sociais: Liliana Carvalho de Araújo

Diretoria Administrativa: Michele Cristina Inácio de Souza Nascimento

Diretoria de Marketing: Priscila Cristina Risso Assunção da Silva

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 de outubro de 2017

Seis dicas para fidelizar doadores da sua base

“Manter os doadores na base é mais barato do que buscar novos.” A constatação é de Christofer Müller, gerente de marketing e captação de recursos da […]
26 de outubro de 2017

1º Passeio Ciclístico do Grupo Alegria

A doação foi recebida por três das entidades filiadas a FEAG: CAC, Creche Lar Menino Jesus e Casmoçu.
25 de setembro de 2017

Mensagem do Presidente

O mundo passa por um momento de grandes transformações, em todas as áreas do conhecimento, das relações entre grupos, povos e até nas famílias. Neste cenário, […]