Centro de Atendimento a Criança – CAC

O CAC (Centro de Atendimento à Criança) é uma entidade sem fins lucrativos, com foco no acolhimento e com uma metodologia voltada à recolocação familiar.

O CAC foi fundado em fevereiro do ano de 2.000. Seus fundadores, experientes na área de acolhimento de crianças, adolescentes e jovens, nutriam o desejo de criar uma casa com estrutura, valores, pedagogia, e metodologia de atendimento inovador e distinto das entidades existentes na época.

O CAC acolhe provisoriamente crianças e adolescentes de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir com sua função de cuidado e proteção.

Além disso, a entidade propicia um espaço de interação entre os atendidos e suas famílias, visando possibilitar a reintegração na família de origem ou a inserção em família substituta e também trabalha com os atendidos desde o momento do acolhimento à reinserção familiar, comunitária e o desenvolvimento de sua autonomia.

Enfim, o CAC promove o acesso a rede socioassistencial, bem como aos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas setoriais.

O CAC possui um total de 64 colaboradores nas mais diversas funções como diretora, auxiliar administrativa, Operadoras de Telemarketing (2), psicóloga (3), assistente social (3), coordenadora, líderes (3), motoristas (2), cuidadores (31), nutricionistas (3) e palhaços da alegria (14),

Entre os Projetos do CAC podemos citar dois: O Serviço de Acolhimento De Alta Complexidade e o Projeto CAC de Portas Abertas.

 

Atividades e ações

Crianças e/ou Adolescentes

Garantir segurança no momento do acolhimento, preservando a identidade, integridade e história de vida do acolhido, ofertando ambiente e condições favoráveis ao processo de desenvolvimento peculiar da criança e do adolescente, com garantia de colocação em família substituta, sempre que houver a impossibilidade do restabelecimento e/ou a preservação de vínculos com a família de origem, com estímulos para que sejam protagonistas de sua história de vida, assim contribuir para o desenvolvendo e autonomia para suas escolhas, preparando para o momento do desacolhimentos.

 

 

Sede do CAC:

 

 

 

 

 

 

 

Família

Ações

– Visita domiciliar;

– Atendimento individual com familiares ou afins, nas Unidades;

– Atendimento grupal contemplando “Oficina da família” com dinâmicas e palestras (de acordo com a demanda familiar), roda de conversa e dinâmicas;

– Encaminhamento para Rede de atendimento;

– Orientações sobre a situação atual dos acolhidos facilitando o entendimento, para assim amenizar o sofrimento e angustia de ambos;

– Incentivo à participação na vida escolar e rotina diária dos acolhidos;

– Acolhida na Unidade para visita aos acolhidos.

 

Missão, Visão e Valores

Acolher com responsabilidade as pessoas, promovendo a consciência de sua realidade e potencialidades, com foco na sua recolocação junto à família.

 

Cuidadores (as)

Qualificar e fortalecer a equipe de Cuidadores(as) no trabalho, pautados nos interesses dos acolhidos e na proposta do serviço, bem como na interação entre a equipe.

 

Diretoria

Presidente: Luiz Gonzaga Lima

Vice: Elisabete Andrade Alves

Primeiro tesoureiro: Wagner Ferreira Marques

Segunda tesoureira: Maria Lucia Souza Machado

Primeiro secretário: Elisandro José Pires

Segunda secretária: Regina Helena Fontaniello

 

Conselho Fiscal

Eliane de Souza Pereira

Roberto Messias da Silva

José Carlos Ravagnani

Suplentes do Conselho Fiscal

Silvio Ferreira

Solange Bueno Nini Pinheiro

Marcela Aparecida Casadei

 

 

Endereço: Rua Dário Ortiz de Campos, 370, Jardim Ypê I

Telefone: (19) 3841-9666

E-mail: bruna@familiacac.org.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 de outubro de 2017

Seis dicas para fidelizar doadores da sua base

“Manter os doadores na base é mais barato do que buscar novos.” A constatação é de Christofer Müller, gerente de marketing e captação de recursos da […]
26 de outubro de 2017

1º Passeio Ciclístico do Grupo Alegria

A doação foi recebida por três das entidades filiadas a FEAG: CAC, Creche Lar Menino Jesus e Casmoçu.
25 de setembro de 2017

Mensagem do Presidente

O mundo passa por um momento de grandes transformações, em todas as áreas do conhecimento, das relações entre grupos, povos e até nas famílias. Neste cenário, […]