Associação Mulher Unimed - AMU

Com os olhos voltados para a possibilidade de uma sociedade mais justa e inclusiva, sensibilizando e desmistificando ideias preconceituosas quando à deficiência visual, a Associação Mulher Unimed da Baixa Mogiana, surgiu em 08 de março de 1999, com sede na cidade de Mogi Guaçu (SP), para oferecer ás pessoas cegas e/ou com baixa visão a oportunidade de vivenciar experiências diversificadas, buscando desenvolver suas potencialidades e autoestima sempre buscando a autonomia da pessoa com deficiência.  

Sendo uma entidade ligada diretamente a política de Assistência Social, a AMU adequou-se a Resolução 109/09 e, deste então, vem prestando Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade Para

A AMU presta serviço de Assistência Social como instrumento de proteção social às crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. Visa à garantia de vida e prevenção de incidência de riscos, em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS); com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e demais leis de âmbito social. Sempre buscando a inclusão e/ou reinclusão social da pessoa com deficiência visual e/ou baixa visão além de sua autonomia e emancipação, fortalecendo assim o convívio familiar e comunitário.

A Associação Mulher Unimed Regional da Baixa Mogiana, tem por objetivo prestar serviço de assistência social às pessoas com deficiência visual e/ou com baixa visão e suas famílias, fortalecendo o cuidador e reduzindo, dessa forma, o risco de institucionalização, promovendo a integração da pessoa com deficiência visual sempre que possível, bem como nos meios de praticas de esportes, cultura, lazer e recreação;

A AMU tem como parceiros a Unimed regional da Baixa Mogiana e seus médicos cooperados.

Sede da AMU:

Endereço: Rua São José, 105 – Centro

Horário de atendimento (durante de pandemia). 

Segunda-feira das 7h30 às 11h30 

Terça-feira à quinta-feira das 7h30 às 16h30 

Sexta-feira – expediente suspenso temporariamente

Telefone: (19) 3362-4085

E-mail: mulherunimed@unimedbxm.coop.br

Missão

Promover a inclusão social, educacional, moral e profissional das pessoas com deficiência visual.

Visão

Aumentar a visibilidade da responsabilidade social do Sistema Unimed, como empresa cidadã, através do Programa Vida Iluminada, e do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e Suas Família, atuando em rede na prevenção da deficiência visual e desenvolvimento das potencialidades das pessoas cegas e com baixa visão.

 

Projetos

Programa Vida Iluminada

O programa atende deficientes visuais e seus familiares através de atividades assistidas que visam a promoção de ações que levem a inclusão social e ao desenvolvimento global do deficiente visual, sua integração na comunidade em que vive e sua inserção no mercado de trabalho.

Como proposta pedagógica, através das oficinas socioeducativas, a AMU oferece ao deficiente e sua família o suporte para o enfrentamento dos desafios cotidianos, buscando sempre o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, na perspectiva de que a família permaneça unida e com sentimento de pertença, evitando seu esfacelamento e possível institucionalização da pessoa com deficiência.

Sua clientela é enfatizada na reflexão sobre direitos e deveres da pessoa com deficiência, no aprimoramento pessoal e na autonomia.

 A entidade quer que seus assistidos consigam desenvolver e resgatar a autonomia para realizar as atividades da vida diária e conviver bem com seus familiares.

A AMU realiza atendimentos especializados às pessoas com cegueira e baixa visão, incluindo: psicoterapia, apoio pedagógico, Orientação e Mobilidade (OM), Atividades da Vida Autônoma (AVA); consultas oftalmológicas, aulas de informática especializada e aulas de Braille. A Associação também promove atividades culturais, como a participação do Coral Vida Iluminada no projeto “Música nos Hospitais”, em visitas semanais às instituições de saúde da Região e a peça teatral Vila do SóCego, escrita e dirigida por um deficiente visual assistido pela AMU.

Diretoria

Data de vigência: 13/12/2020 a 12/12/2023. 

Presidente: Liliana Carvalho de Araújo

Vice: Maria Emilia Percebom Marques 

Diretoria Administrativa e Financeira: Regiane Cristina Antonio de Lima

Conselho fiscal: Joice Margarete de Arruda; Francilene Ferreira da Silva; Talita de Moura Nohra. 

Notícias

Prestação de Contas

2020
– Balanço 2020
– DRE 2020
– Notas Explicativas 2020

2019
– Balanço 2019
– DRE 2019
– Notas Explicativas 2019

2018
– Balanço 2018
– DRE 2018
– Notas Explicativas 2018

logo-feag-site

Copyright © 2013-2022 | FEAG: Todos os direitos reservados.

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-Feira: das 08h às 11h30 e das 13h às 16h45

Av. Padre Jaime, 545 – Jd. Planalto Verde – Mogi Guaçu – SP

Whats.: (19) 3841-4949 | Tel.: (19) 3861-0556 – financeiro@feag.org.br