Associação de Apoio as Pessoas com Lesão Medular – POLEM

A POLEM é uma entidade que foi criada com o intuito de oferecer à sociedade uma forma de atenção e cuidados especiais ao paciente com lesão medular e surgiu da falta de clínicas especializadas para esse tipo de atendimento.        

Esta organização tem como meta principal dar condições de reintegrá-lo não só no âmbito da família, como também na sociedade. Porém com o cuidado de dar-lhe uma adaptação dentro de suas possibilidades clínicas, para uma integração no mercado de trabalho e torná-lo assim um cidadão, que possa contribuir com sua atividade para a sociedade.

A entidade foi legalmente constituída em assembleia realizada no dia 12 de julho de 2007, na cidade de Mogi Guaçu. Iniciou os atendimentos em 15 de outubro deste mesmo ano. È qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério de Justiça, com o certificado MJ 08071.004372/2008-49.

Localizada na cidade de Mogi Guaçu (a 164 km de São Paulo), em outubro de 2007, a POLEM deu início as atividades de atendimento, prestando seus serviços aos pacientes das cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Estiva Gerbi e Itapira.

A POLEM atende gratuitamente as pessoas que necessitam de cuidados especiais no dia a dia, orientados por psicólogos, terapeutas, acompanhamento nutricional e outros atendimentos específicos para cada caso atendido.

O objetivo da associação, além de tratar dia a dia os pacientes com necessidades especiais, promove a reabilitação física, mental e social mantendo a melhoria de qualidade de vida e a inclusão ou reintegração familiar e social dessas pessoas, de forma digna e integral.

Além de total apoio ao paciente e ao seu cuidador, a associação conta com uma equipe médica especializada por profissionais das áreas de Neurologia e Neurocirurgia, Urologia, Cirurgia Plástica, Clínica Geral e Ortopedia, Cardiologia, entre outras especialidades.

Serviços

Atendimento Multidisciplinar

Cada paciente que procura a POLEM passa por uma avaliação clínica especializada em tratamento fisioterápico, atendimento nutricional, psicoterapia individual e familiar, atividades pertinentes à terapia ocupacional e orientações gerais e específicas da enfermagem, para a correta utilização de medicação, adaptações funcionais e/ou procedimentos prescritos por especialistas.

Todos os pacientes recebem atendimento multidisciplinar disponibilizado na sede da instituição que trata não apenas dos cuidados com as limitações físicas, mas também com a integridade mental e social, buscando sempre a reinserção com a família e na comunidade.

Os profissionais que atuam na POLEM analisam com seriedade caso a caso, avaliando a possibilidade de resposta de cada paciente, aos diferentes tratamentos disponíveis. Os resultados do profissionalismo e comprometimento da equipe multidisciplinar que presta atendimento aos assistidos pela POLEM se refletem no aumento da autoestima, autovalorização, empenho no acompanhamento das terapias e conquistas pessoais de independência dos pacientes.

O que é Lesão Medular?

A lesão medular é uma das mais graves e incapacitantes síndromes que atinge o ser humano e pode atingir diferentes áreas da coluna vertebral.

Os comprometimentos dependem do nível da medula lesionada e da gravidade do trauma.        

As principais causas da lesão medular são eventos traumáticos como acidentes de carro ou moto, traumatismos esportivos, agressão com arma de fogo, mergulho em águas rasas e outras quedas. Algumas infecções e tumores também podem causar lesões medulares.

As pessoas com lesão medular podem apresentar alterações na sensibilidade, no controle dos esfíncteres e da temperatura corporal, no funcionamento dos órgãos, na circulação sanguínea e ainda paralisia temporária ou permanente dos músculos e sistema nervoso autônomo.

A lesão medular desencadeia o rompimento de contato entre os axônios, oriundos do cérebro e suas conexões com os neurônios da medula, interrompendo a comunicação entre o cérebro e todas as partes do corpo que ficam abaixo da lesão.

Sede da POLEM:

Endereço: Rua Domingos Sínico, 334
Jardim Guaçu Mirim – Mogi Guaçu/SP

Telefone: (19) 3569-9723 / 3569-9722

Projetos

Projeto Protagonista da Vida: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Ações

Atendimento à criança e ao adolescente de 06 até 15 anos de quarta e quinta-feira das 09h às 11h e das 13h às 15h – de sexta-feira das 08h às 11h e das 13h às 15h.

Atividades

Rodas de conversa, trabalhos manuais, recorte, colagem, pinturas, jogos e brincadeiras para fortalecimento do convívio do grupo, leitura, datas comemorativas, alfabetização, regras e reciclagem. Atividades Esportivas coordenação motora; recreação, jogos, brincadeiras, dinâmicas de interação e lazer. Reuniões de pais, atendimento individual, encaminhamentos, visitas domiciliares, eventos, passeios e aniversários.

Missão

Oferecer tratamento multidisciplinar gratuito aos portadores de lesão medular, com vistas à sua inclusão ou reintegração familiar e social, de forma digna e integral.

Visão

A POLEM será respeitada e reconhecida por seus assistidos, parceiros e comunidade como uma entidade referência em Responsabilidade Social, Eficiência e Integridade.

Estatísticas do Mundo

– 22 casos de lesão medular por 1 milhão de habitantes.

– A faixa etária estimada mais atingida está entre 14 a 40 anos.

– 12 mil novos casos de lesão medular por ano nos EUA.

– 9 mil novos casos de lesão medular por ano no Brasil.

– O Centro Nacional de Estatísticas de Lesão Medular dos Estados Unidos estima que a lesão ocorra em cerca de 20% das fraturas da coluna vertebral, e que 10 a 15% dos pacientes apresentem dano neurológico severo com grande morbidade, sendo de 5% a taxa de mortalidade. E mais, que 80% dos casos de lesão medular são registrados no sexo masculino.

Sub – Projetos POLEM

Projeto Voluntariado

Voluntário é a pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade, também é comumente interpretado com o significado de trabalho sem fins lucrativos.

Resultado Esperado – Ter pessoas disponíveis para colaborar com a associação para várias tarefas.

Projeto Extra POLEM

É um evento organizado pela a equipe de reabilitação da POLEM e tem como objetivo proporcionar atividades extra-atendimentos da área terapêutica, com o intuito de integrar e aprimorar os conhecimentos de seus pacientes e familiares.

Resultado Esperado – Melhorar a aderência ao tratamento, melhorar aspectos psíquicos e sociais do paciente e do cuidador, favorecer a elaboração e a ressignificação dos aspectos relacionados à lesão medular.

Projeto Seja Parceiro

A POLEM conta com a ajuda de seus parceiros para manter o atendimento às pessoas que necessitam de atenção especial e para atender a demanda de toda nossa região.

As doações podem ser realizadas por pessoas físicas e jurídicas, podendo ser em depósito bancário, através de cupons fiscais da Nota Fiscal Paulista e as empresas podem doar ainda parte do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (Tributação pelo Lucro Real).

Resultado Esperado – Trazer pessoas dispostas a se engajar em nosso trabalho, não somente ajudando com recursos materiais ou verbas de apoio, mas com um trabalho de divulgação da entidade e uma ajuda constante no seu quadro funcional.

Projeto Nota Fiscal Paulista

Os consumidores já podem fazer doação do cupom fiscal (notinha do caixa) para as entidades cadastradas na Secretaria da Fazenda.

Quando você passa no caixa tem a opção de registrar ou não o seu CPF no cupom fiscal. Caso a opção seja não, este cupom fiscal pode ser doado para as entidades, desde que ele seja depositado na urna localizada no estabelecimento.

Resultado Esperado – Conscientizar as pessoas da doação de seus créditos e que estarão contribuindo pela continuidade do trabalho sério e eficiente que desenvolvemos.

Projeto Cafeteria POLEM

Desde fevereiro de 2011, a POLEM administra a Cafeteria instalada no Hospital São Francisco, cuja renda é integralmente revertida para a instituição, visando à melhoria do atendimento aos usuários e a expansão do número de vagas disponíveis.

Este projeto só se concretizou, graças ao apoio da diretoria do Hospital que cedeu toda infraestrutura da área onde está localizada a Cafeteria.

Resultado Esperado – Criar uma maneira de capitação de renda que ao longo do tempo venha ser sustentável para suprir as necessidades de funcionamento da entidade.

Projeto Super Cash

Este projeto foi desenvolvido para a capacitação de renda através de doações. Estas doações são geradas através de boletos, sem a obrigatoriedade da efetuação do pagamento por parte do doador. Este doador permanece armazenado em um banco de dados com as informações para gerar o boleto.

Resultado Esperado – Capacitação de renda para manutenção e expansão da entidade.

Projeto Cuidar do Cuidador

Visa integrar o cuidador tanto no âmbito da situação com o problema lesão medular e ao mesmo tempo criar alternativas de continuidade social.

Resultado Esperado – Gerar satisfação de bem estar ao cuidador.

Projeto Estacionamento POLEM

Desde julho de 2015, a POLEM administra o estacionamento instalado no Hospital 22 de Outubro em Mogi Mirim, cuja renda é integralmente revertida para a instituição, visando a melhoria do atendimento aos usuários e a expansão do número de vagas disponíveis.

Este projeto só se concretizou, graças ao apoio da diretoria do Hospital que cedeu toda infraestrutura da área onde está localizado o estacionamento.

Resultado Esperado – Criar uma maneira de capitação de renda que ao longo do tempo venha ser sustentável para suprir as necessidades de funcionamento da entidade.

Diretoria

Diretor Presidente: Dr. José Eduardo de Andrade Lopes

Vice-presidente: Sr. José Rubens de Carvalho

Primeiro Secretário: Sra. Marilena Arraes

Segundo Secretário: Sra. Madalena Regina Aparecida Carmona Lesses;

Primeiro Tesoureiro: Sr. Cristiano Guzelotto

Segundo Tesoureiro: Sra. Priscila Cristina Risso Assunção da Silva

Conselho Fiscal

Membros Efetivos:

Sra. Zilah Helena Bisigatto Palermo

Sra. Graciete Conceição Bridi Mascarini

Sr. Marcos Roberto Contessotto

logo-feag-site

Copyright © 2013-2022 | FEAG: Todos os direitos reservados.

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-Feira: das 08h às 11h30 e das 13h às 16h45

Av. Padre Jaime, 545 – Jd. Planalto Verde – Mogi Guaçu – SP

Whats.: (19) 3841-4949 | Tel.: (19) 3861-0556 – financeiro@feag.org.br